Procon de Pernambuco registra mais de três mil queixas em um ano

Consultar o Cadastro Anual de Reclamações, disponível na internet, é uma das recomendações do órgão para diminuir as dores de cabeça; em 12 meses foram registradas 3.654 reclamações de usuários
Reprodução / TV Globo

Telefone mudo, cobrança abusiva na conta de luz, dificuldade para trocar um aparelho com defeito: o Procon de Pernambuco não para de registrar queixas. Para não ter dor de cabeça, o consumidor deve tomar certos cuidados e garantir uma boa relação de consumo. Uma das formas de se prevenir, de acordo com o Procon, é consultar o Cadastro Anual de Reclamações, disponível na internet.

A empresa de telefonia móvel e fixa Oi lidera esse ranking, com 280 denúncias, entre cobranças indevidas, cláusulas abusivas, ofertas enganosas. A LG Eletrônicos aparece em seguida, com 162 reclamações - são equipamentos com defeito, demora na montagem, descumprimento dos prazos de garantia.

O comerciante Sebastião Galindo comprou um celular no mês de junho. Quinze dias depois, o aparelho deixou de funcionar e até hoje ele espera a substituição: “eles ficam só adiando. É desgastante. É lamentável que empresas de grande porte não tenham atitudes empresarial e humana”.

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) aparece na lista em terceiro lugar, com 152 reclamações. A aposentada Helina de Souza Batista é uma das clientes que têm algum tipo de reclamação a fazer contra a empresa: “não assisto televisão, nem nada. Só sou eu e uma pessoa em casa, e eles [a Celpe] estão cobrando muito. Os vizinhos têm filho, assiste televisão, bota som e estão pagando menos do que eu, não posso”.

Para os consumidores, esse é um constrangimento que poderia ser evitado. “A gente vai na (sic) loja, liga também para a empresa e eles só agendam, conversam e depois não aparecem mais”, queixa-se a aposentada Vaneres de Oliveira.

O Procon faz várias tentativas de negociação: manda correspondências, marca audiência de conciliação e só depois de esgotadas todas as possibilidades de acordo é que o nome da empresa passa a constar da lista de reclamações.

Nos últimos doze meses, o Procon Pernambuco registrou 3.654 reclamações. A expectativa é que o cadastro possa melhorar a relação das empresas com os consumidores no Estado.

“No momento em que eles percebem que o consumidor está procurando saber se aquela empresa presta ou não um bom serviço, então de fato eles têm a preocupação de não constar nessa relação”, diz José Rangel (foto), coordenador geral do Procon PE.

A Celpe considerou pequeno o número de reclamações mostrado na reportagem, diante da quantidade de clientes – hoje, são 3 milhões de pessoas atendidas pela concessionária. Apesar disso, a companhia disse que não mede esforços para melhorar o atendimento aos consumidores.

O telefone da Celpe para reclamações é o 0800.081.0196. A empresa de telefonia Oi não quis se pronunciar sobre o assunto; já a LG Eletrônicos não retornou nosso contato.

Noticas, Esportes, Tv, Canais, Entretenimento, Lazer, Videos, Humor!